sobre
o tradutista nasceu em 2023 a partir da vontade de trazer para o português materiais atualizados e de testemunho pessoal sobre autismo/neurodivergência que circulavam com mais fôlego no meio anglófono. o nome "tradutista" é um jogo de palavras entre tradutore e autista, pois era esse entrelugar que quem o criou habitava naquela época – uma pessoa em processo de (auto)investigação neuropsicológica entusiasta da tradução1.
o negacionismo persistente frente à pandemia de covid-19 ainda em curso e a escalada do genocídio palestino cometido por israel e financiado pelos estados unidos logo fizeram com que esses assuntos se incorporassem aos interesses de tradução do projeto, que também se tornou mais coletivo: pelo menos quatro outras pessoas2 já contribuíram ou têm planos de contribuir para o tradutista com materiais dentro desses tópicos.
o grupo de amizades nos bastidores do projeto lança vislumbres de traduções não só de posts de redes sociais, mas também de vídeo-ensaios e artigos de opinião e científicos. sendo essencialmente um hobby, essas coisas andam a passos lentos e às vezes entram em hiato, mas seguem de pé e frequentam nossos desejos; enquanto isso, fica o convite para acompanhar e interagir com o tradutista!